domingo, 16 de outubro de 2022

Livro: Nova Psicologia para a Educação: Educando o Ser Humano

A abordagem humanista em educação deriva seu ideário de uma das manifestações do pensamento atual congregando estudiosos insatisfeitos com as concepções tradicionais de Natureza Humana. A psicologia como área do conhecimento desonvelveu-se a partir de preocupações relacionadas a problemas da vida humana. A educação foi uma das fontes que influenciaram a pesquisa em psicologia, levantando os desafios da prática e demandando respostas aos seus problemas. Entretanto, ao centralizar estudos a partir de problemas, a psicologia tradicional distorce o objetivo da educação, que passa a ser correção de dificuldades, ou prevenção de desvios reais ou imaginários… A nova psicologia situa a prática da educação a partir do processo de crescer, de expectativas pessoais e sociais, da capacidade de conscientização e não em problemas, disfunções ou dificuldades. Essa base precisa ser estabelecida em uma escola inclusiva: partir do mundo, da vida, das pessoas como seres humanos agentes, e inter-agentes, vivendo intensamente o momento concepcional de experiência partilhada em sala de aula, e na escola…construindo alicerces para formação de pessoas, cidadãos, seres humanos, em harmonia entre si, com os outros e com o mundo. Por isso a urgente necessidade da psicologia humanista na educação inclusiva, desejada para nossas escolas, e para nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário