Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento (ASPAT)

A Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento (ASPAT), entidade de direito civil, e reconhecida de utilidade pública, com responsabilidade técnica e executora civil do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET). A ASPAT nasceu da necessidade de se congregar pais de crianças demonstrando capacidade superior e talento, além de outras famílias, pessoas, instituições e forças positivas da comunidade, para prover base de assistência e sustentação ao programa desenvolvido pelo CEDET, e assistir na divulgação e expansão do ideário próprio à educação e desenvolvimento de capacidade superior e talentos em nosso país. 

 A ASPAT foi constituída em outubro de 1993 na cidade de Lavras, Minas Gerais. É uma sociedade civil, sem fins lucrativos, e tem seus objetivos, e dinâmica de funcionamento, estabelecidos em regras estatutárias próprias. Em sentido geral destina-se a apoiar e conscientizar seus associados, bem como a comunidade, sobre a temática do desenvolvimento do talento, assistir ao processo educacional necessário a esse desenvolvimento, e pesquisar sobre a educação dos dotados e talentosos. Especificamente a ASPAT tem por objetivo apoiar, direta e indiretamente, o trabalho que realiza o CEDET junto a crianças, alunos das escolas públicas e privadas de Lavras, e algumas cidades vizinhas, que demonstram sinais de dotação e capacidade elevada. A identificação e recrutamento desses alunos é operacionalizado segundo processo científico, estudado e validado pela diretoria técnica da ASPAT, liderada pela dr.ª Zenita Guenther. A assistência educacional é dispensada no sentido de desenvolver a capacidade e cuidar da formação moral e da personalidade dessas crianças que, quando mal orientadas, podem facilmente se desviar e empregar sua capacidade em atividades, comportamentos e condutas anti-sociais, potencialmente tornando-se mais perigosas que outros indivíduos menos capazes. 

É também objetivo da ASPAT trabalhar junto às famílias dessas crianças, colocando os familiares a par de métodos e estratégias apropriadas à melhor orientação dos filhos, zelar em família pela provisão de meios necessários à estimulação de talentos em todas crianças e em todas as áreas, tanto intelectual e escolar, como artística, esportiva e da criatividade. Especial atenção é dada no sentido de assegurar que crianças e jovens deficientes em alguma área, mas ao mesmo tempo detentores de capacidade em outra, possam ser identificados e assistidos pelo CEDET. 

Integra o elenco de atividades da ASPAT a promoção de eventos e situações de enriquecimento e aperfeiçoamento pessoal e profissional destinados, tanto ao preparo e atualização da equipe que dirige o trabalho com as crianças, como dos voluntários, famílias e pessoas da comunidade interessados nesses assuntos e temas. Dentro desse referencial promove intercâmbio com outras entidades afins, para colaboração mútua e troca de experiências, tanto no Brasil como no exterior, notadamente Portugal, Reino Unido e Estados Unidos. 

O objetivo mais visível e concreto no dia a dia da ASPAT é prover a estrutura logística e material de funcionamento do Centro, complementando e suplementando o que oferece o poder público. Para isso pleiteia junto aos órgãos públicos e entidades particulares, o apoio indispensável para que sejam viabilizados os seus fins, organiza eventos de natureza beneficente e busca firmar convênios com instituições e empresas nacionais e estrangeiras. Incumbe também à ASPAT publicar matérias de divulgação e de caráter técnico e científico, relacionadas às atividades da Associação e também do CEDET. Desnecessário é mencionar que são condições básicas para o funcionamento da ASPAT: a rigorosa observância da lei, a vivência dos princípios éticos e morais, e o cumprimento dos deveres cívicos. 

Os principais colaboradores da ASPAT são essencialmente as entidades envolvidas no trabalho com as crianças do CEDET, ressaltando: 

1. Prefeitura Municipal de Lavras, que mantém a maior parte da equipe responsável pelo programa de atendimento aos escolares, e cobre as despesas básicas de manutenção física e logística do Centro; 

2. Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais que provê uma parte da equipe, em regime de adjunção; 

3. Universidade Federal de Lavras e Centro Universitário de Lavras, que provêm boa parte da estrutura necessária ao enriquecimento educacional dos alunos, incluindo laboratórios, pessoal docente e auxiliar, e uso das facilidades dos campi; 

4. Clubes Comunitários, especificamente o Rotary Lavras Sul, que liderou o movimento para fundação da ASPAT e do CEDET; 

5. Escolas privadas da Comunidade que contribuem, permitindo uso de suas facilidades, equipamentos e pessoal, no trabalho direto com as crianças; 

6. Entidades civis e militares, como OAB, FAEPE, TVU, Rádios e Jornais locais, Batalhão de Polícia, Polícia Florestal, SESI, SENAC, ACIL, e outras que ajudam na realização de eventos e assistência às atividades de enriquecimento; 

7. Empresas e entidades comerciais e de direito privado, escolas especializadas em ensino de línguas e informática, Bancos, Clubes recreativos e comunitários; 

8. Profissionais e pessoas da comunidade que prestam trabalho especializado, em caráter voluntário, orientando e assistindo ao plano individual de trabalho visando desenvolvimento das capacidades e talentos das crianças. 

9. Internacionalmente a ASPAT mantem convênio para intercâmbio cultural e educativo entre adolescentes e jovens do Brasil e países da Europa, mediados pela organização eslovaca – KERIC, que faz a mediação entre os projetos comuns – ASPAT / KERIC e fontes específicas de financiamento da União Europeia.

:=:=:

HONRAS

1994 - Utilidade Pública Municipal. Lei n. 2.132, de 5 de novembro de 1994.

2003 - Utilidade Pública Estadual. Lei n. 14.862, de 12 de dezembro de 2003.

2005 - II Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social. Projeto “CEDET”.

2006 - Prêmio Top Of Mind Brazil. Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública.

2006 - Placa de agradecimento pela participação na I Semana de Arte e Inconfidência de Tiradentes. Prefeitura Municipal de Tiradentes.

2007 - Medalha de Honra ao Mérito pelos Serviços Prestados. Prefeitura Municipal de Lavras.

2008 - Troféu da I Confraternização entre Escola Estadual Tiradentes e ASPAT. Escola Estadual Tiradentes.

2009 - Utilidade Pública Federal. Portaria n. 1.751, de 26 de maio de 2009.

2015 - XII Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social. Projeto “Rede de Voluntários da ASPAT”.

2018 - XIII Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social - Troféu Ouro. Projeto “Rede de Voluntários da ASPAT”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário