quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Helena Antipoff

Em 1939, na instalação da Sociedade Pestalozzi, primeira entidade civil a apoiar a educação especial no Brasil, seus estatutos mencionavam a necessidade de se atender à faixa da população escolar colocada no extremo superior da curva de distribuição das capacidades humanas. Ao se instalar o CEDET, em Lavras Minas Gerais, em 1993, a inspiração foi e permanece sendo o ideário e princípios teóricos e filosóficos de Helena Antipoff

Helena Antipoff veio para o Brasil em 1929, na reforma Francisco Campos, para lecionar Psicologia na Escola de Aperfeiçoamento Pedagógico estabelecida em Belo Horizonte (MG). Discípula de Claparède e seguidora de Pestalozzi introduz em nossos meios essas idéias, o que a levou a procurar a natureza campesina para construir o ambiente apropriado à educação integral-integradora. Com esse propósito fundou a Fazenda do Rosário, em Ibireté (MG), principal sede de seus estudos e ação educativa. 

Instalou na Fazenda do Rosário, em 1939, o Internato Rural da Sociedade Pestalozzi para educação de crianças com deficiência, e ali iniciou vários grupos e associações comunitárias, educativas e de voluntariado, em uma cadeia de realizações que se completa com a fundação em 1972, da ADAV – Associação para Desenvolvimento e Assistência a Vocações de Bem Dotados, termo que cunhou e adotou em todos os seus documentos e escritos. 

Helena Antipoff faleceu em agosto de 1974, deixando um legado de instituições, obras, direções, bases, planos, exemplos, orientações, e vasto ideário educacional, cujos princípios se revelam, a cada vez mais sintonizados com os problemas da educação que certas “medidas inovadoras” da atualidade. 

Seu filho, Daniel Antipoff continuou essa obra, especificamente na área de dotados e talentosos, até sua morte, em 2005, passando para sua esposa e filhos a grandiosa tarefa de perpetuar a lembrança dessa imortal educadora  Helena Antipoff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário